22/02/2013

Carta à População



O Movimento Parque Ecológico, torna público este documento que tem por objetivo informar e mobilizar a população sobre um problema que precisa de solução imediata que é o abandono, poluição e degradação da AREA DE RELEVANTE INTERESSE ECOLOGICO JUCELINO KUBITCHEK - ARIE JK, existente entre Taguatinga, Samambaia e Ceilândia.
Localizada numa região estratégica, faz parte de uma bacia hidrográfica muito rica - a Bacia do Descoberto, onde existem nascentes de rios, cachoeiras e é considerada uma RESERVA DE RECURSOS HÍDRICO MUITO IMPORTANTE para a MANUTENÇÃO DA VIDA no Distrito Federal. 
Na ARIE-JK foram encontrados, em 2003, SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS QUE DATAM DE 9000 ANOS, o material encontrado de fato faz parte do PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DA
HUMANIDADE e merece nosso respeito e cuidado. O MOVIMENTO PARQUE ECOLOGICO, reunido á parceiros de outras entidades, sociedade civil organizada e governo, que
em outras administrações não se convenceram da importância da preservação da região, atualmente busca ações que possam oferecer a atenção que a área merece, devido a sua importância para as gerações atuais e futuras.

Uma dessas ações é a criação do PARQUE ECOLÓGICO DE CEILANDIA, localizado ao lado da sede da UNB, colocado como prioridade pelos conselheiros do orçamento participativo 2011/2012.
Ceilândia é a única cidade em torno da ARIE JK que não tem um parque ecológico e população precisa de um espaço que, além de oferecer lazer, possa também proporcionar a conservação desta importante área. Um parque com biblioteca, trilha ecológica e, dentro deste parque, a construção do Museu do Homem Americano, para colocar os artefatos encontrados nos sitio arqueológico que hoje se encontram na Universidade Católica de Goiânia.
A criação do PARQUE ECOLÓGICO DE CEILANDIA torna-se a cada dia que passa uma ação que deve ser tratada em caráter de urgência e grande importância, não somente pelas organizações, associações e movimentos, mas principalmente pela população da MAIOR CIDADE SATÉLITE DO DF que hoje se estima ultrapassar o numero de 400 MIL HABITANTES, segundo dados do Senso do IBGE realizado em 2010.

Junte-se a nós e faça parte dessa luta que não é nossa e sim de toda Ceilândia.
  
‘SEJA A MUDANÇA QUE VOCE QUER NO MUNDO”
(Ganghi)



Movimento Parque Ecológico

3 comentários:

  1. O Parque Ecológico de Ceilândia também conhecido como Parque Metropolitano fica em uma área estratégica do Distrito Federal, entre as cidades de Ceilândia, Samambaia e Taguatinga e fica próximo ao Campus da UnB e Estação do Metrô de Ceilândia Sul. Grande parte de sua área foi retirada com a criação do condomínio sol nascente, Pró-DF e Campus da UnB. Com a conclusão da pista que liga Ceilândia a Samambaia os problemas ficaram mais evidentes: destruição vegetação original do cerrado, o local virou área de transbordo de lixo, por carroceiros e disk entulhos.
    Artigo da Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Ecológico_de_Ceilândia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só uma correção referente a citação " criação do condomínio sol nascente, Pró-DF e Campus da UnB" o correto é criação do condomínio Por do Sol (SHPS), Pró-DF e Campus da UnB.

      Excluir
  2. Aí! por acaso o novo lixão não é extamante entre a samambaia ea Ceilândia e bem perto de um dessses córregos? Dizem que eses córregos "ja eram" que o lixão vai poluir tudo!!! "O governo diz que não" mas já houve até reportagens sobre o assunto! é óbvio que o lixão e seu "cherume: líquido de odor insuportável" e altamente poluidor destroem tudo ao seu redor!!! VAMOS PRESTAR ATENÇÃO NISSO!
    Sinval-DF

    ResponderExcluir

 

Blogroll

Gratas Visitas