28/02/2013

Apresentada a proposta de instalação do Parque Ecológico de Ceilândia-DF


Com a "Campanha Ceilândia mais Verde", diversas autoridades, líderes comunitários e representantes de movimentos sociais, receberam com entusiasmo a proposta exibida numa palestra realizada ontem (26) no auditório da Administração Regional de Ceilândia, proferida por Johnny, defensor assíduo da ideia que perpetua por décadas.

Mas, com um grande esforço, que começa a gerar frutos, a exemplo da dedicação do Johnny, que organiza caminhadas pela área que até possui uma cachoeira, localizada próxima ao condomínio Por do Sol.

Também marcou presença na palestra, o bastante atuante professor Edmilson, que enfatizou, "Ceilândia é uma grande potência cultural, e é necessária a participação das escolas nessa campanha de instalação desse parque, os diretores de escolas precisam estimular os alunos com o propósito, por exemplo, de criar concursos de desenhos com a temática do parque".

Brasília participa da Hora do Planeta

Foto: Roberto Barroso

O Distrito Federal se destaca na luta pela sustentabilidade. Desde que o Brasil aderiu à Hora do Planeta, há cinco anos, pela primeira vez Brasília será cidade-âncora do programa. Na tarde desta quarta-feira (27), o governador Agnelo Queiroz, o coordenador de Campanhas da WWF-Brasil, Michel Santos, e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Brandão, assinaram termo que marca a adesão formal do DF à iniciativa. Na ocasião, o governador reafirmou que adotará medidas para revitalizar parques no DF e dar continuidade à iniciativa de tornar Brasília mais sustentável.

“A cidade assume papel de protagonista na defesa por um planeta sustentável. A área central de Brasília ficará escura por uma hora mostrando o engajamento e a solidariedade da população do DF nessa batalha”, destacou o governador. Agnelo Queiroz garantiu, ainda, que a adesão ao programa não se limita apenas ao dia da ação. “Durante todo o ano, daremos sequência à defesa do meio ambiente com uma série de iniciativas para tornar Brasília mais sustentável”, ressaltou o governador.

23/02/2013

Bacia Hidrográfica do Rio Descoberto


A bacia hidrográfica do rio Descoberto localiza-se na porção oeste do Distrito Federal, sendo uma das mais povoadas, visto que aí se situam os núcleos urbanos de Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, parte da cidade de Samambaia, e parte das regiões administrativas do Recanto das Emas e do Gama. É responsável por drenar uma área de cerca de 791,9 km² dentro do Distrito Federal.
A bacia apresenta cerca de 20% de sua área ocupada por núcleos urbanos, 48% por formação campestre, 19% por formação florestal e 3% por corpos d´água (Golder e Fahma, 2004).
O rio Descoberto é o principal curso de água desta bacia, drenando o Distrito Federal no extremo oeste do território, dividindo o mesmo do Estado de Goiás. Entre outros cursos de água relevantes citam-se o ribeirão Melchior, que banha os núcleos urbanos de Taguatinga e Ceilândia, e apresenta graves problemas de qualidade das águas superficiais em virtude dos lançamentos de esgotos. Os esgotos provenientes destes núcleos urbanos já estão sendo tratados na ETE Melchior.

ONG em Ceilândia conscientiza população sobre descarte de lixo

Lixo e entulho descartados na região poluem os córregos

Cidadania 100 Fronteiras atende cerca de 5 mil pessoas no Setor Habitacional Pôr do Sol
Para enfrentar o problema relacionado ao descarte de lixo nas ruas do Setor Habitacional Pôr do Sol, na Cidade de Ceilândia, a ONG Cidadania sem Fronteiras iniciou trabalhos de conscientização em fevereiro deste ano. Além da distribuição de material educativo de casa em casa que atende cerca de 500 pessoas por ação, a organização instalou 16 contêineres em locais estratégicos da região, onde 5 mil pessoas passaram a descartar o lixo produzido em suas residências. O setor que foi construído em 2000, atualmente abriga cerca de 20 mil famílias em 10 mil lotes.
Johnny Costa, coordenador da ONG, explica que as ações relacionadas ao descarte do lixo tem como principal foco a preservação dos mananciais de água. "Temos o projeto de preservação dos córregos que existem na área e do Parque Metropolitano de Ceilândia. Quando chove, o lixo e o entulho que as pessoas jogam na rua são levados para as águas e poluem, alem de sujar a área verde", explica.

22/02/2013

Carta à População



O Movimento Parque Ecológico, torna público este documento que tem por objetivo informar e mobilizar a população sobre um problema que precisa de solução imediata que é o abandono, poluição e degradação da AREA DE RELEVANTE INTERESSE ECOLOGICO JUCELINO KUBITCHEK - ARIE JK, existente entre Taguatinga, Samambaia e Ceilândia.
Localizada numa região estratégica, faz parte de uma bacia hidrográfica muito rica - a Bacia do Descoberto, onde existem nascentes de rios, cachoeiras e é considerada uma RESERVA DE RECURSOS HÍDRICO MUITO IMPORTANTE para a MANUTENÇÃO DA VIDA no Distrito Federal. 
Na ARIE-JK foram encontrados, em 2003, SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS QUE DATAM DE 9000 ANOS, o material encontrado de fato faz parte do PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DA
HUMANIDADE e merece nosso respeito e cuidado. O MOVIMENTO PARQUE ECOLOGICO, reunido á parceiros de outras entidades, sociedade civil organizada e governo, que
em outras administrações não se convenceram da importância da preservação da região, atualmente busca ações que possam oferecer a atenção que a área merece, devido a sua importância para as gerações atuais e futuras.

21/02/2013

Parque Nacional de Brasília (DF)


As duas piscinas de água mineral corrente são as principais atrações do Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral. Logo após a inauguração de Brasília, um acordo entre o Ministério da Agricultura e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) permitiu a criação de um viveiro, onde hoje está parte do Parque Nacional, destinado à arborização da cidade. 
Crédito: Juan Pratginestós
 Ampliar
Parque é conhecido como Água Mineiral
A área cresceu e deu lugar à unidade de conservação federal de 30 mil hectares, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Entre os atrativos do parque estão duas trilhas para caminhadas. A menor, chamada Capivara, pode ser percorrida em 20 minutos. A trilha do Cristal d’ água é a maior, com duração de cerca de 1 hora. O parque tem também um centro de visitantes e animais de diversas espécies que habitam a mata.
 

Blogroll

Gratas Visitas