A bacia hidrográfica do rio Descoberto localiza-se na porção oeste do Distrito Federal, sendo uma das mais povoadas, visto que aí se situam os núcleos urbanos de Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, parte da cidade de Samambaia, e parte das regiões administrativas do Recanto das Emas e do Gama. É responsável por drenar uma área de cerca de 791,9 km² dentro do Distrito Federal.
A bacia apresenta cerca de 20% de sua área ocupada por núcleos urbanos, 48% por formação campestre, 19% por formação florestal e 3% por corpos d´água (Golder e Fahma, 2004).
O rio Descoberto é o principal curso de água desta bacia, drenando o Distrito Federal no extremo oeste do território, dividindo o mesmo do Estado de Goiás. Entre outros cursos de água relevantes citam-se o ribeirão Melchior, que banha os núcleos urbanos de Taguatinga e Ceilândia, e apresenta graves problemas de qualidade das águas superficiais em virtude dos lançamentos de esgotos. Os esgotos provenientes destes núcleos urbanos já estão sendo tratados na ETE Melchior.
Nessa mesma bacia foi criado o lago Descoberto, que possui área de 17 km² e uma capacidade de armazenamento de 120 milhões de m³, configurando-se como um dos principais mananciais produtores do Distrito Federal na atualidade, com capacidade estimada de suprimento de 5389 l/s e uma vazão média de água tratada em 2003 de 3801 l/s, abastecendo atualmente cerca de 68% da população atendida do Distrito Federal (CAESB, 2003). Os objetivos iniciais da criação desse lago foram abastecer a cidade-satélite de Ceilândia e incrementar o abastecimento de Taguatinga e do Guará, também como dos núcleos industriais de Ceilândia e Brasília.
Fonte/Link: Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranoá
0 comentários:
Postar um comentário